Você está aqui: Entrada / Planeamento / Notícias / Projeto ADRAT - INCUB TRAINING - Cooperação transnacional nas áreas da educação e formação profissional
Notícias

Data de publicação

2015-02-13T15:55:00+00:00

Projeto ADRAT - INCUB TRAINING - Cooperação transnacional nas áreas da educação e formação profissional

O projecto INCUB TRAINING é uma iniciativa de cooperação transnacional nas áreas da educação e formação profissional, desenvolvida e liderada pela Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), a realizar numa parceria de cinco entidades, com o apoio do Programa ERASMUS +. Centra-se na preparação de novas abordagens para a criação de emprego a partir de ideias de negócio e da criação de novas empresas, e ainda no reforço da articulação institucional, nomeadamente das agências de desenvolvimento, das entidades responsáveis por espaços empresariais, das instituições de ensino e pesquisa com os potenciais empreendedores.

O contributo das entidades parceiras para a promoção da inovação e troca de boas práticas no domínio do apoio ao empreendedorismo e criação de emprego incorpora o conhecimento e a experiência que possuem, designadamente no desenvolvimento e acompanhamento de iniciativas de desenvolvimento social e económico em zonas de montanha (ADRAT); em projetos na área educativa na conceção de aplicações de aprendizagem em tecnologias de informação, da agência Búlgara Bulgarian Development Agency;  e na experiência em projetos da área social, da associação local irlandesa Meath Partnership.

A vertente mais empresarial é partilhada pela empresa austríaca Brainplus, especializada em processos de inovação empresarial, consultoria em financiamentos internacionais e incubação de empresas, e a Câmara de Comércio de Oviedo, de Espanha, que detém uma larga experiência em processos de diversificação económica e de negócio no contexto regional espanhol. Acresce a esta parceria o conhecimento, a investigação, a inovação, e a promoção de Start-ups, competências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Candidatado em 2014 ao Programa ERASMUS +, na acção-chave 2- Educação e formação profissional, o projeto INCUB TRAINING da ADRAT obteve a melhor avaliação do Convite Público, ficando à frente dos dez projetos aprovados, numa participação total de quarenta propostas de entidades portuguesas. O seu calendário de execução decorre entre 2014 e 2016.

Iniciado em Novembro de 2014, com a primeira reunião transnacional dos parceiros e a primeira ação de divulgação pública, com o primeiro Workshop Internacional com os beneficiários, o projeto contou com a participação dos parceiros, empresários, e detentores de ideias de negócio da região do Alto Tâmega.

Sublinham-se como objetivos da iniciativa o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa e de pensamento crítico, a partir da criação de uma plataforma de e-learning dedicada ao projeto e associada ao desenvolvimento de um curso com metodologias de “aprendizagem aberta” e flexível para os grupos–alvo, em particular para os jovens recém-formados que pretendam criar o seu próprio emprego e os gestores dos espaços empresariais (ninhos de empresas, incubadoras e zonas industrias), com atuação no território do Tâmega.

Os principais resultados desta iniciativa traduzir-se-ão na elaboração de um conjunto de instrumentos pedagógicos informativos de apoio aos beneficiários finais, prevendo-se a publicação de um “Guia de Formação para a Criação do Próprio Emprego”, um “Guia de Critérios em Gestão Inovadora e Eficiente de Espaços Empresariais, a Plataforma de E-learning, um Glossário Técnico e Produtos de disseminação do projeto (Página Web  e Newsletter).

Conheça com mais detalhe a informação do projeto através da Newsletter INCUBTraining – 1ª edição Dezembro de 2014.

 

Fonte: divulgação adrat