Você está aqui: Entrada / Ordenamento do Território / Publicações / Recursos / Comunicações do Seminário Regional - Cidades Analíticas
Publicações / Recursos

Comunicações do Seminário Regional - Cidades Analíticas

Decorreu no dia 10 de Março, na Casa das Artes, o primeiro seminário regional dedicado às Cidades Analíticas, uma iniciativa conjunta do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, através da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, da Direção Geral do Território e da CCDRN.

Foram apresentados os projetos “NAVMETRO”, um projeto conjunto da Metro do Porto, FEUP e ACAPO, “Amarra-te a AmaranteLab (AaA Lab)”, do Município de Amarante, e o “Sistema de Monitorização da Qualidade de Vida Urbana do Porto”, do Município do Porto e um projeto internacional "Madrid iNTeligente", desenvolvido pela IBM.

Foi ainda efetuada uma apresentação da CCDR-N, que enquadra as “Smart Cities” na Estratégia Regional de Especialização Inteligente, bem como a apresentação do Prémio “Cidades Analíticas 2015”. A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

O evento contou com a participação do  Senhor Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, Com o Senhor Presidente da câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, Com o Diretor-geral do Território, Rui Amaro Alves e com o Vice-presidente da CCDRN, Carlos Neves.

Comunicações:

Mobilidade Sustentável em Viana do Castelo - Soares Costa

Urban Analytics-Accelerating the Development of Smart Cities in Portugal -Cristina Cavaco

Estudo de Caso - Sistema NAVMETRO - Diamantino Freitas

Smart Cities Benchmark - Portugal 2015 - Gabriel Coimbra

Sistema de Monitorização da Qualidade de Vida Urbana do Porto - Isabel Martins

O Papel dos Contadores Inteligentes - José Costa

Amarra-te a AmaranteLab (AaA Lab) -  André Magalhães