Você está aqui: Entrada / Financiamentos / Ciclo de Programação 2014-2020 / Programa Horizonte 2020
Programa Horizonte 2020

Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação

 

SÍNTESE

O Horizonte 2020 é o Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação para o período 2014-2020, vocacionado para garantir a liderança industrial na União Europeia até 2020 e contribuir para a concretização da Estratégia Europa 2020, estratégia centrada no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Tem como objetivo geral contribuir para a criação de uma economia baseada no conhecimento e na inovação, na criação de novas oportunidades de emprego e no crescimento económico sustentável da Europa. Envolve um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros.

Pode consultar a informação dos Convites Públicos Abertos em Notícias H2020 do Portal Norte em Rede.

O programa Horizonte 2020 apresenta-se estruturado em três grandes prioridades que se complementam: a Excelência Científica - Pilar I; a Liderança Industrial - Pilar II; os Desafios Societais - Pilar III.

Pilar I - EXCELÊNCIA CIENTÍFICA

O Pilar da Excelência Científica tem como objetivo reforçar e alargar a excelência da base científica da União Europeia e consolidar o Espaço Europeu da Investigação, de forma a tornar o seu sistema de investigação e inovação mais competitivo à escala global, tendo por base quatro objetivos específicos:

i) Reforçar a excelência, o dinamismo e a criatividade da investigação europeia através do Conselho Europeu de Investigação (ERC). A atividade fundamental do Conselho ERC consiste em disponibilizar financiamento atrativo e de longo prazo a investigadores, bem como às equipas, que empreendem investigação de alto risco e grande impacto. Pretende-se que a investigação financiada pelo ERC proporcione avanços na fronteira do conhecimento e estabeleça um horizonte inspirador para a investigação de ponta Europeia.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/505

Link: Work Programme

Link: http://erc.europa.eu/

ii) Promover novas tecnologias a partir de ideias inovadoras e com fundamentação científica - Tecnologias Futuras e Emergentes (FET). Pretende-se promover a investigação e a tecnologia para além do que é conhecido e incentivar ideias novas e visionárias que abram vias promissoras para novas tecnologias, algumas das quais paradigmas tecnológicos e intelectuais de vanguarda para as próximas décadas.

Linhas gerais de atividades: Promover ideias inovadoras (FET – Domínio Aberto); cultivar temas e comunidades emergentes (FET Proactivas); abordar desafios C&T altamente interdisciplinares (FET–Iniciativas emblemáticas).

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/504

Link: Work Programme

Link: Digital Agenda for Europe - FET

Link:http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/future-and-emerging-technologies

iii) Assegurar o desenvolvimento optimizado e uma utilização dinâmica do capital intelectual da Europa, de forma a gerar novas competências e inovação nos investigadores - Ações Marie Skłodowska-Curie nas Competências, Formação e Progressão na Carreira dos investigadores europeus.

Linhas gerais de atividades: Promover novas competências através da excelência na formação inicial de investigadores; cultivar a excelência com a mobilidade transfronteira e intersectorial; incentivar à inovação mediante a fertilização cruzada de conhecimentos; reforçar o impacto estrutural mediante o cofinanciamento de actividades; apoiar ações estratégicas.

Link Calls http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/503

Link:Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/

iv) Dotar a Europa de infraestruturas de investigação de nível mundial, acessíveis a todos os investigadores europeus, promovendo o desenvolvimento do potencial de progresso científico e inovação - Infraestruturas de Investigação Europeias, Incluindo Infraestruturas Eletrónicas (INFRA).

Linhas gerais de atividades: Promover o desenvolvimento de infraestruturas de investigação europeias para 2020; promover o potencial de inovação das infraestruturas de investigação e do seu capital humano; reforçar a política europeia em matéria de infraestruturas de investigação e de cooperação internacional

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/502

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/infrastructures/index_en.cfm

Link: European strategy on Research infrastructures

Link: ESFRI

Link: e-IRG

Link: e-infrastructures

 

O Pilar II - LIDERANÇA INDUSTRIAL

O Pilar Liderança Industrial tem como objetivo geral desenvolver a liderança mundial da Europa no domínio da investigação e inovação em tecnologias chave (tecnologias facilitadoras) e espaciais, subjacentes à competitividade da indústria e sectores emergentes europeus. A Liderança Industrial apresenta-se centrada nos seguintes domínios de intervenção:

O domínio Liderança em tecnologias facilitadoras e industriais tem como objectivo integrar os investimentos estratégicos em investigação, desenvolvimento, validação e orientação no domínio das tecnologias da informação e da comunicação (ICT), nanotecnologias, materiais avançados, biotecnologias, fabrico e transformação avançados e espaço. As actividades desenvolvidas no domínio industrial têm por base as agendas de investigação e inovação definidas pela indústria e pelas empresas, em colaboração com a comunidade de investigação.

Em estreita articulação com a Agenda Digital para a Europa, a investigação e inovação no domínio das Tecnologias da Informação e das Comunicações, Microeletrónica, Nanoletrónica e Fotónica (ICT) tem como objectivo desenvolver as ICT em benefício dos seus cidadãos, empresas e comunidades científicas.

Destacam-se nos domínios de investigação e inovação em Nanotecnologias, Materiais avançados, Biotecnologias, Fabrico e Transformação avançados os objectivos de incentivar o investimento em nanotecnologias e sua aceitação em produtos e serviços de elevado valor acrescentado; promover a obtenção de produtos mais competitivos, com menor impacto ambiental e redução de consumo de recursos; promover o desenvolvimento de produtos e processos industriais competitivos e inovadores, em sectores como a agricultura, produtos alimentares, produtos químicos e saúde; assim como, de promover a transformação das atuais formas de produção industrial.

Linhas gerais de atividades:

Promover o desenvolvimento da próxima geração de nanomateriais, nanodispositivos e nanosistemas; nanotecnologias em condições de segurança; dimensão societal das nanotecnologias; fabrico de nanomateriais, componentes e sistemas; técnicas e métodos de medição e equipamentos para extensão das capacidades.

Potenciar as tecnologias de materiais transversais; desenvolvimento e transformação de materiais; gestão de componentes de materiais; materiais para uma indústria sustentável e hipocarbónica; materiais para indústrias criativas; metrologia, caracterização, normalização e controlo de qualidade; optimização da utilização de materiais.

Promover as biotecnologias de vanguarda; processos industriais à base de biotecnologias; tecnologias de plataformas inovadoras e competitivas (genómica, metagenómica, proteómica, ferramentas moleculares).

Promover as tecnologias para as fábricas do futuro; tecnologias para edifícios energeticamente eficientes; tecnologias sustentáveis e hipocarbónicas em indústrias transformadoras; novos modelos empresariais sustentáveis

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/587

Link: Work Programme

Link:http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/nanotechnologies-advanced-materials-advanced-manufacturing-and-processing-and

Link: Nanotecnologias

Link: Materiais Avançados

Link: Biotecnologias

Link: Fabrico e Transformação avançados

A investigação e inovação no domínio do Espaço tem como objectivo contribuir para o reforço da liderança e da competitividade industrial Europeia, devendo as iniciativas serem realizadas em conjunto com a investigação espacial dos Estados-Membros e da Agência Espacial Europeia.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/498

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/enterprise/policies/space/index_en.htm

Link: Bringing space down to earth

Link: European Space Agency

O Acesso ao financiamento de risco tem como objectivo responder às deficiências do mercado no acesso ao financiamento de risco dirigido à investigação e inovação. Este instrumento será adaptado às necessidades específicas dos setores prioritários a nível europeu e a sua operacionalização far-se-á conjuntamente com o Banco Europeu do Investimento (BEI) e Fundo Europeu de Investimento (FEI).

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/sme-techweb/index_en.cfm

Link: To locate banks or funds that provide risk finance supported by the EU

Link: European Investment Bank (BEI)

Link: European Investment Fund (FEI)

Link: EIS/RSI

Link: COSME funding programme for SMEs

Com o objectivo de promover a Inovação nas PME, o Programa Horizonte 2020 incentivará e apoiará a participação das PME de uma forma integrada, estimulando mais inovação e mais competitividade. A medida dirigida às PME, o SME instrument, pretende disponibilizar um financiamento orientado para a internacionalização de PME, e apoiar jovens empreendedores com ideias de elevado potencial e risco. Pretende-se com este domínio aumentar os níveis de cooperação empresarial e de investigação e apoiar a evolução dos processos de inovação, da adopção de novas tecnologias, alargamento de mercados e desenho de novos modelos empresariais.

Linhas gerais de actividades: Apoiar as PME com utilização intensiva de investigação; promover a capacidade de inovação das PME; apoiar a inovação orientada para o mercado.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/487

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/487

Link:Work Programme

Link:http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/innovation-smes

Link: Enterprise Europe Network

Link: The Eurostars programme

 

Os Desafios Societais refletem as prioridades da estratégia Europa 2020 e as principais preocupações compartilhadas pelos cidadãos europeus, numa abordagem que reúne recursos e conhecimentos multidisciplinares, como as tecnologias, as ciências sociais e as humanidades, sendo o financiamento focado em sete grandes desafios:

Saúde, Alterações Demográficas e Bem-Estar. Este desafio tem como principal objetivo promover a melhoria da saúde ao longo da vida e o bem-estar; a criação de sistemas de saúde e de proteção social de qualidade, e economicamente sustentáveis; a promoção de oportunidades para novos empregos associados à concretização da Estratégia Europa 2020.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/495

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/health/index_en.html

Link: Open Info Day on the 2014/15 funding round

Link: Innovative Medicines Initiative (IMI)

Link: European and developing countries clinical trials partnership (EDCTP)

Link: Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing

Link: Active and assisted Living Programme

Link: Global Alliance for Chronic Diseases

Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores, e Bioeconomia. Com este desafio pretende-se garantir um abastecimento suficiente de alimentos seguros e de alta qualidade, e de outros produtos de base biológica, através do desenvolvimento de sistemas de produção primária produtivos e eficientes tendo em vista acelerar a transição para uma bioeconomia europeia sustentável.

Linhas gerais de actividades: agricultura e silvicultura sustentáveis; sector agroalimentar sustentável e competitivo que permita um regime alimentar seguro e saudável; libertar o potencial dos recursos vivos aquáticos; Bioindústrias sustentáveis e competitivas.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/586

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/bioeconomy/agriculture/index_en.htm

Link: DG agriculture and rural development

Link: European Bioeconomy

Link: Blue growth

Energia segura, Não Poluente e Eficiente. O Programa Horizonte 2020 tem como objectivo contribuir para a evolução de um sistema energético seguro, sustentável e competitivo, que responda aos recursos cada vez mais escassos, a necessidades energéticas crescentes e a alterações climáticas. A adoção de uma política hipocarbónica integrada, a adopção de tecnologias facilitadoras com soluções no domínio das ICT, fabrico, produção e materiais avançados, constituem os referenciais neste domínio, em que se pretende a criação de um sistema inteligente de procura, com base num mercado aberto e transparente, suportado por sistemas de gestão da eficiência energética inteligentes.

Linhas gerais das actividades: redução do consumo de energia e da pegada de carbono mediante uma utilização energética inteligente e sustentável; aprovisionamento de electricidade hipocarbónica a baixo custo; combustíveis alternativos e fontes de energia móveis; uma rede europeia de electricidade única inteligente; novos conhecimentos e tecnologias; a adopção de um processo decisório com envolvimento do público.

Links Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/493

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/energy/index_en.cfm

Link: DG Research - Energy

Link: DG Energy

Link: Digital Agenda for Europe - Smart cities

Link: Strategic Energy Technologies Information System

Transportes Inteligentes, ecológicos e integrados. Criar um sistema europeu de transportes eficiente em termos de utilização de recursos, respeitador do ambiente, seguro e sem descontinuidades para benefício dos cidadãos, da economia e da sociedade é uma dos objetivos chave do PH2020. O setor dos transportes tem de reduzir de forma substancial as suas emissões de gases com efeito de estufa, entre outros impactos ambientais adversos, e cortar a sua dependência face ao petróleo, mantendo simultaneamente elevados níveis de eficácia e mobilidade.

Linhas gerais de actividades: transportes eficientes em termos de recursos e respeitadores do ambiente; melhor mobilidade, menor congestionamento e maior segurança; liderança mundial para a indústria europeia de transportes; investigação socioeconómica e actividades prospectivas para a definição de políticas ajustadas aos desafios societais com eles relacionados.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/492

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/492

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/transport/index_en.htm

Link: Proposal for a Council Decision establishing the Specific Programme implementing Horizon 2020

Link: Horizon 2020 Work Programme 2014-2015

Link: Transport Research and innovation portal

Link: Mobility in the Digital Agenda for Europe

Link: Transport R&I on europa.eu

Link: Mobility and Transport on europa.eu

Ação Climática, Ambiente, Eficiência dos Recursos e Matérias-Primas - (Work Programme). O principal objetivo centra-se numa economia eficiente em recursos e hipocarbónica que atenda às necessidades de uma população mundial crescente, dentro dos limites de um planeta finito, mantendo os níveis de bem-estar e permitindo que a sociedade se adapte à mudança climática e ambiental.

Linhas gerais das actividades: combate às alterações climáticas; gestão sustentável dos recursos naturais e ecossistemas; garantia do abastecimento sustentável de matérias –primas não energéticas e não agrícolas; viabilização da transição para uma economia ecológica pela via da eco-inovação; desenvolvimento de sistemas de observação e informação globais abrangentes e sustentados.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/585

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/environment/index_en.cfm

Link: Environmental Research & Innovation on EUROPA

Link: Digital Agenda for Europe

Europa num Mundo em Mudança: Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Pensadoras. Este desafio tem como objectivo promover uma melhor percepção da Europa, providenciar novas soluções e apoiar a criação de uma sociedade europeia reflexiva, inovadora e inclusiva no contexto de acentuadas transformações e crescentes interdependências globais.

Linhas gerais das actividades: sociedades inclusivas (promoção de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, construção de sociedades resilientes e inclusivas na Europa); sociedades inovadoras (reforçar a base factual e apoiar a União da inovação e o EEI, explorara novas formas de inovação, incluindo inovação social e a criatividade, promover uma cooperação coerente e eficaz com países terceiros).

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/510

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/research/science-society/index.cfm?fuseaction=public.topic&id=1221

Link: Socio-economic Sciences and Humanities

 

Sociedades Seguras, Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e seus Cidadãos. O desafio tem como objectivo antecipar, prevenir e gerir ameaças, a partir do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, soluções, ferramentas de previsão e conhecimento, estimular a cooperação entre fornecedores e utilizadores, encontrar soluções de segurança civil, melhorar a competitividade da segurança europeia, indústria e serviços, incluindo as ICT, prevenir e combater o abuso de privacidade e violações dos direitos humanos na Internet, e não só, assegurando aos cidadãos europeus os seus direitos individuais e de liberdade.

Link Calls: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/newsroom/548/491

Link: Work Programme

Link: http://ec.europa.eu/enterprise/policies/security/index_en.htm

Link: Security Programme (DG Enterprise)

Link: ICT Trust and Security (DG Connect)

 

Outros Documentos e Programas do Horizonte 2020:

O Horizonte 2020 tem também por base os seguintes Programas de apoio ( Excelência e alargamento da participação, Ciência com e para a sociedade, Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia - EIT, EURATOM).

Propostas para Empresas ao Abrigo do Artigo 187 (Iniciativa Tecnológica conjunta sobre Medicamentos inovadores, Iniciativa conjunta para Hidrogénio e Pilhas de combustível FCH-2, Iniciativa Tecnológica Conjunta Cleansky 2, Iniciativa Tecnológica conjunta sobre componentes e sistemas eletrónicos, Iniciativa conjunta Single European SKY ATM research)

Propostas ao Abrigo do Artigo 185 (Investigação de Suporte a Pequenas e Médias Empresas; Programa Europeu de Investigação e Inovação Metrológica (EMPIR);Parceria entre Europa e Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP 2) Ambient Assisted Living (AAL2)

Outros Programas (Fundo de Investigação do Carvão e do Aço (RFCS)

 

Documentos Oficiais Horizonte 2020

COM/2011/0808 - Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação - Comunicação da Comissão;

COM/2011/0809 - Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece o Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020);

COM/2011/0810 - Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece as regras para a participação e divulgação no Horizonte 2020;

COM/2011/0811 - Proposta de decisão do Conselho que estabelece o programa específico de execução do Horizonte 2020;

COM/2011/0812 - Proposta de Regulamento do Conselho sobre o programa da Comunidade Europeia da Energia Atómica (2014-18) investigação e formação complementar Horizonte 2020;

COM/2011/0817 - Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (CE) n º 294/2008 que estabelece o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET);

COM/2011/0822 - Proposta de decisão do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET): a contribuição do EIT para uma Europa mais inovadora.

 

Links úteis:

Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

Portal do Participante: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html

Como obter financiamento no Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/funding/index.html

Perguntas e Questões Frequentes: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/faq

Documentos de Referência Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/funding/reference_docs.html

Publicações Jornal Oficial da União Europeia: http://publications.europa.eu/official/index_en.htm

Cordis: http://cordis.europa.eu/home_en.html

Publicações de Interesse: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/newsroom/547/

Notícias Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/newsroom/550/

Eventos Horizonte http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/newsroom/546/

Contactos:

Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/contact

http://ec.europa.eu/research/index.cfm?pg=contacts

Pontos de Contacto Nacional (NCPs): http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/support/national_contact_points.html

Fontes:

Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

GPPQ: http://www.gppq.fct.pt/h2020/index.php