Você está aqui: Entrada / Financiamentos / Ciclo de Programação 2014-2020 / Programa Europa para os Cidadãos
Programa Europa para os Cidadãos

Programa Europa para os Cidadãos

O Programa Europa para os Cidadãos para o período 2014-2020, cujo orçamento ascende a 185 468 000 EUR, apoiará as actividades destinadas a promover o conhecimento e a compreensão dos cidadãos relativamente à UE, no que respeita à sua história comum, aos valores e diversidade cultural europeia, assim como a participação cívica e democrática dos cidadãos ao nível da construção das políticas da UE.

As prioridades do Programa para 2015 abrangem projetos que sejam desenvolvidos nos domínios:

  • Memória Europeia - particularmente centrada nas questões da União Europeia como projeto de Paz. As iniciativas apoiadas neste domínio incluem organizações de diferentes níveis, que desenvolvam diferentes tipos de atividades, como a investigação, a exposição, a organização de debates públicos, e a educação não formal. Abrange cidadãos de diferentes grupos-alvo. Os projectos devem ser implementados a nível transnacional ou apresentar uma clara dimensão europeia.

 

  • Compromisso Democrático e Participação Cívica - focada na promoção do envolvimento dos cidadãos na vida democrática da EU integra três medidas específicas: a Geminação de Cidades, as Redes de Cidades e os Projectos da Sociedade Civil.

 

  • A Valorização é uma acção horizontal que se aplica aos domínios Memória Europeia e Compromisso Democrático realizada através de iniciativas que aumentem a transferibilidade dos resultados. Neste contexto, o “reforço de capacidades” traduz-se em medidas de apoio tendo em vista o intercâmbio de melhores práticas, a partilha de experiências (a nível local e regional), o desenvolvimento de novas competências através de acções de formação (intercâmbio entre pares, formação de formadores) e o desenvolvimento de instrumentos TIC que proporcionem informação sobre as organizações ou projectos financiados pelo Programa.

 

Mais informação no site da agência que faz a coordenação do programa: http://eacea.ec.europa.eu/europe-for-citizens_en