Você está aqui: Entrada / Destaques / Centro Interpretativo do Vale do Tua - Inauguração fevº2018

Data de publicação

2018-03-15T15:05:00+00:00

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Inauguração fevº2018

A inauguração e entrada em funcionamento do Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) representa a concretização de um dos grandes eixos do projeto de desenvolvimento territorial, desenhado como contrapartida pelo aproveitamento hidroelétrico do Vale do Tua.

 

Este projeto recuperou dois armazéns que já não eram utilizados, na estação do Tua, em Carrazeda de Ansiães, mantendo a traça original e utilizando materiais de construção eco-eficientes. A temática abordada foi a Linha do Tua, o Vale e a Barragem, estabelecendo a ligação entre o território e as suas gentes, o caminho-de-ferro e a barragem, assumindo-se como um local de passagem – a porta de entrada ou de saída numa região que envolve o Douro e Trás-os-Montes.

No tema "Linha do Tua" o objectivo é recordar e aproximar. A ideia é levar o visitante a recordar o caminho-de-ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio. A ligação entre a via-férrea e os residentes do Douro e Trás-os-Montes é o momento que se celebra.

No tema "Barragem" quer-se levar o visitante a compreender este aproveitamento hidroelétrico como algo incontornável ao Tua, independentemente do posicionamento de cada um, demonstra-se a relação estabelecida pelo desenho do arquiteto Eduardo Souto de Moura, entre a paisagem e a exigência da tecnologia. A cenografia tenta demonstrar a coexistência da diversidade de opiniões, de paisagens e desenhos que culminaram no processo hídrico do Tua. Qual o papel fundamental da barragem do ponto de vista socioeconómico, do aproveitamento hidroelétrico na região e país, as preocupações culturais, patrimoniais e ambientais na conceção e construção.

 

 

 

Conteúdo informativo

Detalhes no site

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e imagens:  valetua.pt