Você está aqui: Entrada / Destaques Carrossel / Destaque 77- Centro Interpretativo do Vale do Tua

Destaque 77- Centro Interpretativo do Vale do Tua

No dia 21 de fevereiro foi inaugurado o Centro Interpretativo Vale do Tua, um dos projetos mais emblemáticos do Vale do Tua, que vai estar totalmente aberto à comunidade. O Centro Interpretativo do Vale do Tua é um lugar de preservação, de respeito, de memória, de valorização mas também de incentivo ao estudo, à pesquisa, à promoção do território.

 

Este projeto recuperou e revitalizou dois armazéns ferroviários, na estação do Tua, sita na União de Freguesias de Castanheiro e Ribalonga, Carrazeda de Ansiães, mantendo a traça original e utilizando materiais de construção eco-eficientes. A temática abordada foi a Linha do Tua, o Vale e a Barragem, estabelecendo a ligação entre o território e as suas gentes, o caminho-de-ferro e a barragem, assumindo-se como um local de passagem – a porta de entrada ou de saída numa região que envolve o Douro e Trás-os-Montes. Este projeto, no seu conjunto, representa um investimento superior a dois milhões de euros e resulta das medidas de compensação da EDP para o território, decorrente da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

De acordo com as exigências da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), promotora do CIVT, o tema “Vale”, pretende levar o visitante a envolver-se com o vale do Tua em toda a sua dimensão, natural e humana. Numa área tunelar (foi criado um túnel em cortiça) é recriada uma cápsula temporal que direciona o visitante num percurso de milhares de anos, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao seu povoamento.

 

Conteúdo informativo 

 Detalhes no site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e imagens:   valetua.pt

« Fevereiro 2019 »
Fevereiro
Do
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728