Você está aqui: Entrada / Ambiente / Notícias / Valorização dos Residuos Orgânicos - Projeto Europeu
Notícias

Data de publicação

2017-08-09T10:03:20+00:00

Valorização dos Residuos Orgânicos - Projeto Europeu

UMinho coordena projeto europeu de valorização de resíduos orgânicos, através da produção de um composto rico em substâncias húmicas, podendo ser reaproveitados nos setores da agricultura e da cosmética. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos em aterro na região transfronteiriça do Norte de Portugal e da Galiza, apostando na compostagem como instrumento de gestão. O projeto conta com um financiamento superior a dois milhões provenientes da União Europeia.

 

"Esta aposta abre portas para o surgimento de novas áreas de negócio e emprego relacionadas com a conceção de artigos de elevado valor acrescentado e contribuindo para o desenvolvimento da economia verde neste espaço de cooperação”, realça Fernanda Proença, investigadora do Centro de Química da UMinho responsável pelo trabalho. O projeto prevê até 2020 a elaboração de um inventário sobre a produção de resíduos no Norte de Portugal e na Galiza.

 

Informações: www.res2valhum.org; cq.uminho.pt/research/projects/res2valhum, cq.uminho.pt/lancamento-do-projeto-res2valhum

 

Detalhes no site

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e imagens: uminho.pt